O Projeto de Estabilidade, tem um peso nuclear na durabilidade de uma Estrutura. No tempo de vida de um edifício, de uma moradia.
Numa época em que o imobiliário atinge valores recorde, faz ainda mais sentido investir no Projeto de Estruturas.
Um Projeto de Estruturas, executado com cuidado e atenção, da conceção à pormenorização.
Um Projeto de Estabilidade, que seja facilmente interpretado. E de acompanhamento e execução, o mais simples possível.
Isto tudo e mais, de modo a minimizar erros em obra e evitar futuros problemas e patologias, num investimento de uma vida.
O preço de mercado uma casa feita com rigor, é exatamente o mesmo que uma casa “baralho de cartas”. Não faça um mau investimento, faça um bom investimento. Trate dos projetos das Engenharias / projetos de especialidades, com uma Engenheiro Civil de confiança que ofereça garantias em projeto, e contrate um Empreiteiro fiável para a execução da obra.
Em caso de compra de imóvel, por exemplo moradia com projetos já executados, nunca esquecer de pedir o projeto de Estabilidade.
Especial atenção deve ser prestada aos desenhos Estruturais. Por exemplo e em concreto:
- O cuidado com que os desenhos foram tratados;
- A resistência dos elementos verticais (pilares, paredes);
- As deformadas excessivas que mais tarde se traduzem em patologias, como fissuras e humidades.
A coerência entre as diferentes peças do projeto – nomeadamente Memória Descritiva, Cálculos Justificativos e Desenhos / Peças Desenhadas – deve ser alvo de uma análise rigorosa.
Deve também ser verificado nas peças escritas, se a acção sísmica foi considerada.
De referir, no contexto da acção sísmica, que desde Setembro passado, desde Setembro de 2022, entrou definitivamente e obrigatoriamente em vigor o novo regulamento, o Eurocódigo 8. Última atualização: 22 de Dezembro de 2022